BPC ITACARÉ
15 e 16 de NOVEMBRO - BAHIA
A cidade preserva suas tradições e raízes culturais, e isso se reflete em diversos aspectos da vida cotidiana, como na música, na dança, na culinária e nas festividades locais, que celebram a cultura afro-brasileira e destacam a importância da herança africana na formação da identidade local.
A capoeira também é parte integrante da cultura em Itacaré. Muitas vezes, há apresentações e aulas de capoeira que os turistas e locais podem participar.
A presença de comunidades tradicionais, como os pescadores locais, também desempenha um papel importante na preservação da identidade cultural da cidade.
Na música temos a predominância de ritmos como o reggae e o axé, além do samba de roda nas festas tradicionais.
Na gastronomia existe uma abundância de pratos típicos da Bahia, com ênfase em frutos do mar frescos. Acarajé, moquecas, vatapá e outros pratos tradicionais da culinária baiana são facilmente encontrados nos restaurantes locais.
Contempla 1 Etapa
ASFALTO
ESGOTADO
TRILHA
ESGOTADO
Contempla as 2 Etapas
ASFALTO
ESGOTADO
TRILHA
ESGOTADO
DIFICULDADE
Com largada e chegada na linda praia de Itacarezinho, os 10km passam pelo mais lindo trecho da estrada. Por ser uma região de serra, começa subindo, segue com um balanço de pequenas subidas e descidas e volta para a praia com uma descida íngreme e visual lindo.
2,8k | 5,6k | 8,5k
DIFICULDADE
A prova larga com uma subida tranquila e segue em direção a Ilhéus, aproveitando a parte mais plana e baixa da prova. No KM 6,5 tem o primeiro retorno, voltando até encontrar o percurso de 10km, entrando na parte com mais subidas e visuais de floresta e mar. A chegada é por um descida bem íngreme e com vista do belvedere.
2,7k / 4.4k / 6,5k / 8,5k / 10,2k / 13,8k / 16,6k / 19,5k
DIFICULDADE
A prova larga na praia em direção à Serra do Entorno, com uma subida com pouca inclinação. Após um trecho de asfalto, os corredores entram no Sertão de Itacaré por estradinhas e trilhas que passam por fazendas de cacau, de coqueiros e vilarejos.
Para retornar para as praias, pegam mais um trecho de asfalto e entram nas famosas trilhas de praias e costeiras da região. As trilhas são super "corríveis" até a chegada, na paradisíaca praia de Itacarezinho.
3,1k | 5,7k | 8,4k | 12,5k
PREPARE-SE PARA CURTIR MOMENTOS QUE VÃO MUITO ALÉM DO CORRE.
LOCAL: HOTEL ALDEIA DO MAR
FUNCIONAMENTO: 10H ÀS 20H
10H30: RECEPÇÃO COM GRUPO DE CAPOEIRA LOCAL FILHOS DE ZUMBI
11H ÀS 14H30: PREMIÈRE DO DOCUMENTÁRIO QUE CONTA A EXPERIÊNCIA DO ATLETA JÉFERSON DIAS NO ULTRA_TRAIL DU MONT_BLANC 2024.
15H: O CORRE É DE TODOS: PERFORMANCE, VIBE, DIVERSIDADE E SAÚDE MENTAL NA CORRIDA
Com: Ademir Paulino (treinador e atleta), Aline Borges (atriz), Bruno Araújo (Canal Bora Correr Galera), Julia Sette (influenciadora de corrida) e Karina Teixeira (Canal Corredora da Vida Real).
16H: IDEIAS QUE NASCERAM CORRENDO
Gabriel Azevedo (artista visual e ilustrador) Marcela Ceribelli (Empreendedora e escritora) e Rafael Varandas
(diretor criativo da Cotton Project) Marcos Viegas (Músico)
17H: BRIEFING TÉCNICO
Com: Shubi Guimarães - Diretora técnica da prova
17H45: OLYMPIKUS 50 ANOS E OS NOVOS DESTINOS DO BPC
Com: Márcio Callage (diretor de marketing da Olympikus)
18H30: EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO KM 36 - A HISTÓRIA CONTINUA
19H: SESSÃO DE AUTÓGRAFOS COM VANDERLEI CORDEIRO DE LIMA
AO LONGO DO DIA, NA VILA BPC:
• RETIRADA DE KIT
• ESPAÇO RECOVERY
• PERSONALIZAÇÃO DE TÊNIS
• FEIRINHA DE PRODUTORES E ARTESÃOS LOCAIS.
• LOJA OLYMPIKUS COM A VENDA DE PRODUTOS EXCLUSIVOS BPC, ALÉM DE TODA A FAMÍLIA CORRE, A LINHA DE VESTUÁRIOS E ACESSÓRIOS
Dia de botar pra correr e celebrar.
5H30: LARGADA DA PROVA DE ASFALTO
6H: LARGADA DA PROVA DE TRILHA
Local: BAR.CO - Itacarezinho
Horário de chegada: 5H às 11H
Local do nosso pós-corre, com café da manhã, recovery e premiações.
CELEBRAÇÃO - 17H ÀS 23H
23H - Encerramento
tacaré está localizada no Litoral Sul da Bahia, região conhecida como Costa do Cacau. O Aeroporto de Ilhéus (IOS) é o mais próximo de Itacaré e está distante 75 km da cidade. Outra opção para quem deseja chegar por via aérea a Itacaré é o Aeroporto Internacional de Salvador (SSA), distante 270 km via balsa de Itaparica ou 391 km via BR-101.
A partir do Aeroporto de Ilhéus (IOS) é possível fazer o trajeto final até Itacaré com um carro alugado, ônibus ou transfer particular. As três opções fazem o percurso pela BA-001. No Aeroporto de Ilhéus, há diversas locadoras de carro e não será difícil sair motorizado rumo às estradas da Bahia.
De ônibus de Ilhéus a Itacaré, a empresa que opera o trajeto é a Rota Transportes. O custo da passagem é, em média, R$27, a partir do Terminal Rodoviário de Ilhéus (localizado a 5,5 km do aeroporto). O trajeto tem 1h40 de duração.
Para quem prefere a comodidade de um transfer, há diversas empresas particulares que realizam o percurso entre as duas cidades.
Existem várias opções de hospedagem em Itacaré, desde resorts e pousadinhas charmosas a albergues e casas para alugar. A localização também é capaz de agradar a todos os visitantes, já que é possível encontrar pousadas em Itacaré que estão próximas ao agito do centro e também em praias mais isoladas.
Sugestões de restaurantes
Para mais opções e informações, acesse https://itacare.com.br/itacare/hospedagem/
Itacaré é um dos mais famosos destinos entre as praias da Bahia, porém sendo cercada por vegetação de Mata Atlântica e com terreno montanhoso, Itacaré também presenteia os viajantes com deliciosas cachoeiras e rios que permitem diversos passeios fora do mar. O turismo que prevalece na região é totalmente voltado para a natureza, seja na prática de esportes (como o surfe), em passeios de arvorismo, na prática de rafting em corredeiras ou em lindas trilhas em meio à vegetação bem preservada.
Praias de Itacaré
No total, são 14 praias na região: algumas centrais (praias urbanas), com maior infra-estrutura e de certa forma menos beleza natural e outras mais afastadas (praias selvagens), nas quais se chega apenas por belas trilhas em meio à Mata Atlântica.
As praias de Itacaré são divididas entre praias urbanas e praias rurais. As urbanas têm fácil acesso, estão bem perto do centro da cidade e são sempre mais movimentadas. Entre as praias urbanas mais preservadas, vale conferir a Praia do Resende, Praia da Tiririca, Praia do Costa e Praia da Ribeira, todas localizadas no Caminho das Praias. Além delas, outra boa pedida é a Praia da Concha, que conta com ampla infraestrutura. As praias urbanas podem ser facilmente acessadas a pé a partir da Pituba ou da Praia da Concha. São aproximadamente 20 minutos andando.
Já as praias rurais são o destino ideal para quem ama um ambiente mais preservado e cercado intensamente por belezas naturais. Todas têm acesso a partir da rodovia BA-001, sendo que algumas delas exigem vencer trajetos de trilha a pé. Vale conferir: a Prainha, grande estrela de Itacaré e uma das mais bonitas da região, de onde se tem acesso à lindíssima Praia de São José; a Praia da Engenhoca, Praia Havaizinho e Praia da Camboinha (ou Gamboa), as três com visual espetacular e acesso pela mesma trilha; a Praia de Itacarezinho, uma das mais espetaculares paisagens de Itacaré; e ainda as praias de Jeribucaçu e Arruda.
Com exceção da Prainha, você precisará de carro (alugado ou táxi) para acessar todas as outras.
A região conta com uma gama diversificada de cardápios, misturando sabores regionais com culinárias do mundo. Alguns pontos da cidade concentram mais opções e ajudam na hora de decidir onde comer. A Rua Pituba está cheia de diversas opções de restaurantes.
Sugestões de restaurantes
É importante dizer que nem todas as praias de Itacaré oferecem opções de restaurantes. Na verdade, a minoria tem infraestrutura de quiosque. Em muitas praias, o que predomina é uma ou duas cabanas improvisadas com serviço bem simples. Esse é o caso da Praia do Resende, Praia do Costa, Praia da Ribeira, Praia de Jeribucaçu, Praia da Engenhoca, Praia Havaizinho e Prainha. Antes de ir a alguma dessas praias, esteja preparado. Em dias de pouco movimento, nem sempre as barracas abrem.
Comércio Local
A natureza presente em Itacaré reflete no artesanato e nas peças de decoração à venda nas lojinhas da cidade.
Com muita facilidade você encontrará matérias primas originais dos coqueiros e dendezeiros, presentes em bijuterias, artigos de cozinha, luminárias e em outros objetos de decoração.
A criatividade dos artesãos é grande e digna de muito respeito e valorização, as peças agradam a todos. No artesanato de Itacaré, fibras de coqueiros viram luminárias, talos de açaí são usados para a produção de jogos americanos, cortinas são feitas com sementes de dendê e por aí vai.
Os chocolates também entram na lista de produtos artesanais de Itacaré, isso porque nossa região é chamada Costa do Cacau, já que é onde está uma considerável parte da lavoura cacaueira, assim, você encontrará chocolates orgânicos, produzidos à base do cacau regional.
A cada 10 inscrições, o grupo ganhará uma cortesia que será enviada na forma de cupom.
Como vai funcionar:
A categoria da inscrição gratuita será aquela que tiver o maior número entre o grupo de 10.
Por exemplo, se 6 inscrições forem para asfalto e 4 para trilha, a inscrição grátis será para asfalto, já que foi a categoria mais escolhida. No caso de inscrições com número igual de pedidos em categorias diferentes, por exemplo 5 para asfalto e 5 para trilha, o grupo ganhará 1 inscrição gratuita para asfalto.